Como empreender e ser produtiva respeitando os nossos ciclos - Menstrual e Lunar?
- cactaliasuculentas
- 9 de mar. de 2021
- 6 min de leitura
Nossos corpos não são incríveis?
Quanto mais eu pratico o meu método de produtividade cíclica, mais surpresa eu fico com o tanto que ganho conhecendo e honrando os ciclos energéticos em meu corpo. E com mais, eu quero dizer:
1. Mais nitidez sobre a próxima ação a ser tomada e alinhada - Não perdendo tempo com o ir e vir nas decisões. 2. Resultados mais positivos de ação focada - como estratégias de vendas sendo escritas em 1 hora ao invés de 6. 3. Comunicação mais eficaz com meu marido e família - na verdade pedindo o que preciso, em vez de atacar de forma passivo-agressiva todos. 4. Ganhando mais tempo para cuidar de mim, ao invés de me colocar em último lugar. 5. Encontrando o meu próprio ritmo, pois ele não é igual ao de outras pessoas - descansar faz parte da produtividade e não é perda de tempo. Aliás, perda de tempo é ficar insistindo em uma tarefa que não rende porque me sinto exausta.
O que você precisa saber é que você é a única responsável por criar um negócio que você quer que exista e no qual você vai imprimir a sua marca, a sua digital.
Quando entendemos que não temos que dar conta de tudo sozinhas, que devemos, sim, pedir ajuda (seja ela paga ou não), pois não teremos o nosso valor diminuído por isso e, pior ainda, se insistirmos nesse erro, acabaremos nos sentindo frustradas e paralisadas. A gente sai do Eu consigo fazer tudo sozinha para o Eu não consigo fazer nada direito!
Tenha uma atitude matriarcal: Largue o chicote, tenha compaixão, amor, olhe com o coração, empatia e seja a sua melhor amiga.
Ok, agora você me pergunta: Mas o que quer dizer Produtividade cíclica?
Produtividade cíclica é aprender a fluir com os ritmos da sua ciclicidade e planejar de forma criativa, respeitando o seu corpo. É aprender a dizer NÃO, para poder dizer SIM para as coisas importantes. É seguir a sua intuição, sem menosprezar fatos e dados. É prestar atenção aos sinais que o seu corpo dá e a natureza emite. Fazendo isso você vai ter sucesso, sendo gentil, cuidadosa e acolhedora consigo mesma.
O método de Produtividade Cíclica Empática Feminina consiste em descontruir a produtividade tradicional (criada por homens e para homens e que fomos ensinadas a praticar) e unir à nossa tecnologia interna ancestral feminina. Eu peguei algumas técnicas já utilizadas, tais como o princípio 80/20 de Pareto (20% das suas atividades empresariais são responsáveis pelos 80% dos seus resultados) e as Metas SMART (é uma metodologia que estabelece critérios para a definição de objetivos e metas que se baseiam em 5 fatores (S - Específica, M - Mensurável, A - Atingível, R - Relevante e T - Temporal). Misturei isso a técnicas ancestrais, como o conhecimento e respeito aos nossos ciclos menstruais (são 4 fases: Menstrual, Pré-Ovulatória, Ovulatória e Pré-Menstrual), aos principais ciclos lunares (são 4 fases: Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante) e às estações do ano (Inverno, Primavera, Verão e Outono).
Como colocamos o método em prática?
Para início de conversa, o que vou descrever aqui para vocês é apenas uma conversa introdutória ao sistema, apenas para um entendimento básico, um guia de como nosso corpo feminino funciona.
Fase Menstrual/Lua Nova/Inverno - É um período que estamos nos desapegando do que não nos serve mais e nos abrindo para receber o novo. Fase em que se trabalha o fim de projetos que já não servem mais ao negócio e propícia para ter insights. Nesta fase nos sentimos mais introspectivas, viradas para dentro. É também um momento perfeito para lançar um novo negócio, uma nova dieta ou desafio.
A Lua Nova é como se fosse um quadro branco e, a medida que avança para a Lua Cheia, podemos trabalhar nas áreas da sua vida que mais precisam de abundância - saúde, finanças, relacionamentos e criatividade.
Palavras-chave: Recomeçar, reservar um tempo para si mesma, buscar a alma, manifestar-se, definir metas e intenções, reiniciar.
Ritual: Acenda uma vela e seja bem específica sobre o que você deseja manifestar nos próximos 30 dias.
Fase Pré-Ovulatória/Lua Crescente/Primavera - É um período que estamos brotando como sementes que germinam. É aquele momento de pegar o insight que veio na fase Menstrual e começar a colocá-lo em prática, é o momento de semear o novo, iniciar um novo projeto ou mudar um hábito.
A Lua crescente aparece exatamente quando as coisas começam a ficar desafiadoras. Você pode se encontrar lutando contra a sua força de vontade. A empolgação de começar um novo projeto ou hábito desaparece à medida que o trabalho árduo e real começa. Aqui é o momento de trabalhar a sua motivação, superar a procrastinação e descobrir comportamentos de autossabotagem.
Palavras-chave: Trabalhe para atingir seus objetivos, resistência, obstáculos que precisam ser superados - geralmente o obstáculo é VOCÊ!
Ritual: Esse é o momento de obter nitidez. Reconecte-se à sua visão do que você deseja em sua vida. É também a hora de perdoar.
Perdoe-se por voltar aos velhos padrões. Não se julgue ou se culpe. Simplesmente reconheça onde você está e se comprometa a se comprometer novamente!
Preencha todas as lacunas em que você não foi muito específica sobre o que queria. Crie um quadro de visualização. Crie uma programação. Leia um livro de desenvolvimento pessoal. Assista a um vídeo motivacional.
Faça isso diariamente!
Fase Ovulatória/Lua Cheia/Verão - É um período em que estamos florescendo e expandindo a energia. Estamos a todo o vapor, criatividade, vitalidade e sexualidade estão no ápice! É um momento para celebrar e colher os benefícios do que você colocou em movimento durante a Lua Nova.
Pode ser que você não tenha alcançado o seu objetivo em apenas 2 semanas e está tudo bem, talvez você esteja na metade do seu desafio de 30 dias. Isso é bom.
Expresse a sua gratidão por onde você está na vida agora e o quão longe você avançou desde a Lua Nova.
Palavras-chave: Celebrar, colher, gratidão, reflexão.
Ritual: Embora eu recomende reservar alguns minutos todos os dias para pensar em 5 coisas pelas quais você é grata, a Lua Cheia é um ótimo momento para celebrar as bênçãos da vida.
Acenda uma vela, derrame seu óleo essencial favorito, queime o seu incenso predileto ou mime-se com um pequeno agrado. Visualize o cumprimento de sua meta que foi estabelecida durante a Lua Nova e seja grata por essa meta/sonho estar se cumprindo continuamente.
Fase Pré-Menstrual/Lua Minguante/Outono - É um período em que estamos deixando nossas folhas caírem para em breve revivermos o ciclo da vida. Nossa energia se volta para dentro e o corpo pede desaceleração.
É o momento de abrir espaço para receber. Quando você libera algo da sua vida, algo mais deve tomar o seu lugar.
Palavras-chave: Crie espaço, defina limites.
Ritual: O ato de desordenar ou mesmo de criar um cronograma ou orçamento. Basta fazer uma pequena coisa a cada dia.
Uma dica rápida: A Lua Cheia é tipicamente um momento para comemorar, agradecer e liberar, enquanto a Lua Nova, é para se manifestar e trabalhar pelos seus sonhos, objetivos e metas.
Antes de começar, se conheça. Faça isso descobrindo quais são os seus padrões de energia em cada dia do seu ciclo. O ideal é rastrear as suas energias por 3 a 4 ciclos.
Cada mulher é diferente da outra e por isso esse autoconhecimento é tão importante para que a sua produtividade não seja engessada e fique em uma caixa. Leve esses conhecimentos como um guia, não como regra.
Tenha um calendário lunar em mãos e observe o céu diariamente. Conecte-se com o seu feminino, tendo um contato maior com a natureza e com o seu sangue. Não tenha vergonha dele e muito menos nojo.
Existe um pedaço de abundância do mundo dentro de cada mulher. Já que somos filhas da criação e se estamos nesse mundo para gerar, parir e criar, seja um filho ou um negócio, significa que existe uma divindade em nós. Já que temos uma divindade em nós, podemos dizer que existe uma Deusa interior que está clamando por reconexão. Conheça as suas virtudes e as suas qualidades. Sem pressa, com presença e com amor!
Sobre a autora convidada
Patricia Jaffé é geminiana com ascendente em Câncer e Lua em Capricórnio. Formada em Coach de negócios e analista comportamental, resolveu aliar os seus conhecimentos técnicos ao estudo do Sagrado Feminino e a astrologia para ensinar mulheres empreendedoras a serem mais produtivas e a planejarem os seus negócios com mais empatia e respeito.



Comentários