Um caminho compartilhado: como pequenos negócios podem se beneficiar da cultura colaborativa
- Patricia Koefender

- 3 de mar de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de abr de 2020
É natural quando empreendemos começarmos analisando nossos concorrentes, e isso é, sim, muito importante, mas eu quero convidar você a ter um outro olhar sobre eles. É muito fácil ver nossos concorrentes por uma ótica do “nós X eles” e até mesmo como inimigos, mas se você conseguir superar essa visão separatista vai perceber que existem formas e crescer junto com seus concorrentes, beneficiando ambos e trazendo inúmeras vantagens.
“A competição é a lei da selva, a cooperação é a lei da civilização”, escreveu Piotr Kropotkin, e a frase não poderia ser mais adequada ao que vivemos hoje. O mercado tradicional é uma selva de competição feroz onde grandes empresas devoram as menores e lutam entre si pelo domínio de um território. Nós somos as pequenas empresas, tentando sobreviver na sombra das gigantes da selva, lutando por um pouquinho de luz e espaço. Mas existe uma forma de nos proteger: cooperar. Criar em meio a essa selva um espaço de civilização cooperativa, uma clareira ocupada por várias pequenas empresas trabalhando juntas para não serem devoradas pelas gigantes da selva.
Mas como chegar até essa clareira? Essa selva é cheia de caminhos, e para escolher um é preciso conhecer a opções, por isso trago um mapa. São formas de colaborar, coopetir e cooperar para nos fortalecer, mas antes precisamos falar sobre o que cada uma dessas palavras significa.
Vamos começar pela competição, embora você provavelmente já saiba do que se trata: competição é a luta ou rivalidade pela conquista de mercados. É a concorrência entre duas ou mais empresas em que cada uma busca superar a outra. Competir é lutar pelos mesmos clientes e brigar pelos mesmos mercados.
Já colaborar é uma forma de interação onde cada indivíduo contribui com seu trabalho como parte do esforço para ajudar num todo. Não há necessidade de uma discussão entre os envolvidos para pensar no conjunto da obra, mas é necessária uma contribuição para atingir o resultado que não se atingiria se cada um agisse isoladamente.
Chegamos então a um termo menos conhecido: Coopetição. Esse conceito baseia-se em saber utilizar a ajuda de quem faz o mesmo que você para potencializar os pontos fortes do negócio, oferecendo experiência para que o competidor faça o mesmo e, no fim das contas, contribuir para o crescimento do mercado que ambos vão explorar paralelamente.
E o que é Cooperação, afinal? É uma interação onde dois ou mais indivíduos que estejam relacionados de forma não-hierárquica, envolvem-se numa correspondência recíproca, para atingir um objetivo comum. Diferente da colaboração em que cada um faz sua parte individualmente a cooperação envolve discussão sobre ações a serem tomadas e trabalho em conjunto para alcançar os objetivos em comum.
Agora que a gente já sabe o que é cada um desses caminhos vamos ver como percorrer cada um deles?
Para Colaborar com outras empresas e profissionais você pode apoiar as iniciativas deles, dar assistência quando algo não der certo, auxiliar na solução de problemas mútuos e contribuir com as ações desses parceiros e eles em troca farão o mesmo por você.
Ex: divulgar as ações de outra empresa quando ela fizer uma campanha.
Se você quer construir uma relação de Cooperação o caminho é o fazer junto, operar junto, co-realizar. Vocês podem realizar evento juntos, criar espaços de aprendizado, fazer cursos em conjunto, realizar campanhas envolvendo diversas empresas, etc.
Ex: organizar eventos com outras empresas que tem o mesmo públicos que você.
E a Coopetição, como funciona? Nela vocês vão fortalecer o poder de compra do seu público, compartilhar recursos, combinar competências, dividir o ônus de realizar pesquisa e desenvolvimento, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades, etc. É uma forma de melhorar o mercado e reduzir os custos individuais.
Ex: dividir encomendas para baratear os custos de entrega com um ou mais concorrentes.
Agora você tem o mapa e a legenda para escolher o melhor caminho pela selva do mercado e chegar até uma clareira com seus parceiros de caminho. Mas também é importante saber escolher esses parceiros. Procure empresas e empreendedores que tenha valores parecidos ou que se alinhem com seus. Também é importante que os objetivos de vocês estejam em harmonia. São seus valores e objetivos que vão determinar as ações que vocês deverão realizar ao longo do caminho e guiar as escolhas, por isso, escolher os parceiros certos é fundamental para o sucesso da caminhada. Nem todos os negócios vão estar alinhados com o seu, e tudo bem, existem diversos modelos de negócios por ai, infinitos tipos de empreendedores, cada um com suas características únicas, em algum lugar esta o parceiro certo para cada empresa.
Existe lugar para todos, é possível enxergar a concorrência como uma oportunidade de realizar grandes coisas juntas, em vez de um inimigo a ser vencido. E é na união que nós, pequenos negócios, temos mais força nessa selva repleta de grandes empresas, desafios e provações.




Comentários